Sobre o Censo
Uma profissão é algo dinâmico e construído cotidianamente por uma comunidade de interessados docentes, pesquisadores, alunos, profissionais – e, portanto, algo que se altera com o tempo e com as transições econômicas, sociais e políticas por que passa o nosso país. Assim, a nossa profissão mudou muito, se ampliou, se desenvolveu, se interiorizou e ter uma caracterização de como ela se configura no presente, como se relaciona com esse complexo entorno social é fundamental tanto para o Conselho (que é a autarquia que a orienta, acompanha e fiscaliza) como para a sociedade (que é a principal beneficiária do desenvolvimento da Psicologia).
Saiba maisPublicações
As informações geradas pelo CensoPsi são apresentadas também em livro que se estrutura em dois volumes, pela amplitude de questões abordadas e sobre as quais se pode construir reflexões significativas sobre o que caracteriza o exercício da psicologia no Brasil de hoje.
VOLUME 1
FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
O primeiro volume do livro é integrado por 11 capítulos organizados em três partes.
- Nosso percurso histórico
- A Formação
- Onde estamos
Fruto do trabalho árduo de uma coletividade ampla, este censo materializa um esforço típico da nossa profissão: ouvir, observar, refletir, ponderar, conhecer.
VOLUME 2
Condições de trabalho, fazeres profissionais e engajamento social
O segundo volume do livro dá continuidade à apresentação dos resultados do CensoPsi, agora com um olhar mais interno às nossas práticas, nossos fazeres, nossas formas de trabalhar e nas condições de trabalho que nos são oferecidas para assegurar que nossos serviços cheguem à população que deles necessita. Esse segundo volume se estrutura em quatro segmentos:
- O que fazemos
- Condições de trabalho
- Compromisso e engajamento social
- Avaliação e perspectivas